Partilhar
domingo, maio 09, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


de S. Torpes até Porto Covo e Ilha do Pessegueiro

Porque tomou S. Torpes esta designação não fui investigar, mas sempre me lembra St. Tropez, na Reviera Francesa. Daqui iniciámos a caminhada de hoje, após um delicioso repasto no restaurante Bom Petisco, sobranceiro ao mar, com saudades do velho “Mano Zé e Mana Bia”.



Percorrer a estrada municipal que vai sempre junto à costa, com acesso às praias por pequenos atalhos. Descobrem-se, então, recantos paradisíacos e de encantar. Aqui a Praia da Vieirinha, também conhecida por Pedra da Casca. Mais adiante outro recanto que os namorados procuram.



Local tranquilo, paradisíaco mesmo, é muito procurado por quem aprecia o contacto total com a Natureza. O mar azul e o prateado do espraiar das ondas na areia fazem esquecer a zona industrial existente ali tão perto.



As falésias dunares protegem as pequenas praias dos ventos dominantes, mas são igualmente lugares privilegiados para as flores campestres se desenvolverem em todo o seu esplendor. Grandes mantos florais ou pequenas flores isoladas deslumbram o nosso olhar e animam os nossos restantes sentires.



A Praia do Burrinho, de mar muito batido, “mar macho” como lhe chamam os pescadores, é o ideal para a pesca e para a prática do mergulho. Mas apela, igualmente, à meditação e à tranquila observação. Aqui e ali, o silêncio é cortado pelo som agudo dos guinchos das gaivotas nos seus voos rasantes à falésia.



Cantada e celebrizada pelo cantor rock português Rui Veloso, a Ilha do Pessegueiro, constitui com o castelo fronteiro situado na praia do mesmo nome um importante conjunto de arqueologia militar, cujas instalações defendiam em tempos idos as proximidades da costa portuguesa.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?