Partilhar
domingo, maio 23, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


Santuário de Nossa Senhora do Cabo (Espichel)

O Santuário de nossa Senhora da Pedra Mu é um valioso agregado arquitectónico constituído pela Igreja seiscentista, rústicas hospedarias, nas alas esquerda e direita da igreja e onde pernoitavam os peregrinos, um cruzeiro voltado a Norte e, no exterior, a designada “Casa da Água” e a Ermida da Memória.


A “Casa da Água” recebia a água trazida por um aqueduto, com cerca de 2 quilómetros de extensão, vinda desde a povoação vizinha da Azóia. Era constituída por um poço para reserva de água e por dois tanques para dar de beber aos animais que conduziam o círio até este local de culto.


A poente da Igreja do Culto de Nossa senhora do Cabo situa-se, numa escarpa com o oceano ao fundo, a Ermida da Memória mandada erigir em 1410, local onde a tradição diz ter-se dado a aparição da Virgem a dois velhos por dois velhos, ele de Alcabideche e ela da Caparica, que em sonhos coincidentes teriam sido avisados pelo Céu.


Esta Ermida tem planta quadrada, coberta por cúpula boleada, com o interior revestido por silhar de azulejos setecentistas em azul e branco, representando o milagre de Nossa Senhora do Cabo. Na parede exterior dois painéis de azulejos azuis e brancos datados de 1750 representam dois peregrinos e onde se pode ler "Século non est auditum".


O local onde este conjunto arquitectónico religioso se encontra implantado é carregado de esoterismo, respirando-se mistério e tradição. Escarpas rochosa e íngremes constituem a zona da costa portuguesa de mais difícil navegação estando registados inúmeros naufrágios de embarcações mais afoitas.


Um pôr-do-sol envolto em mistério e em romantismo completa este quadro que somente a pródiga Natureza e a crença do ser humano em factores que fogem à sua vontade e determinação teriam capacidade para pintar. Uma pintura que ao anoitecer toma tonalidades ímpares de pastel.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?