Partilhar
domingo, maio 30, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


na Mata do Bussaco até à Cruz Alta

O edifício onde actualmente se encontra instalado o Palace Hotel do Bussaco, considerado um dos mais belos hotéis do mundo, foi mandado construir pela casa real de Portugal ao estilo pseudo-Manuelino, construção que foi dada por concluída cerca de 1906. Terá sido a última obra de vulto até à Implantação da República, em 1910.


Está situado no interior da Mata Nacional do Bussaco, onde no primeiro quartel do século XVII viviam as freiras da Ordem das Carmelitas Descalças que mandaram florestar toda a região. Nesta ordem religiosa os seus membros vivem despojados de todos os bens materiais o que se confirma na visita às celas do Convento.


São maravilhosos os jardins envolventes do Palácio, onde cada recanto é uma visão de encantar. Um circuito botânico, devidamente assinalado, permite ao visitante contactar com espécies botânicas do mundo inteiro e, algumas delas, únicas em todo o Mundo. Árvores gigantescas coabitam com espécies arbóreas de pequeno porte em ambiente ímpar.


Pequenos lagos com água que corre Serra do Bussaco abaixo, água fria e cristalina, constituem um paraíso para diversas espécies piscícolas e onde, igualmente, o elegante cisne espalha todo o seu charme e beleza. Num ambiente de perfeita tranquilidade aproxima-se do visitante na expectativa da dádiva de um pequeno pedaço de pão.


A Cruz Alta, situada no topo da Serra do Bussaco, é local de incontornável visita. Dali se avista até onde a vista alcança uma imensidão de serras e vales, uma variedade maravilhosa de tonalidades de verde. Lá mais abaixo o Palácio e bem no fundo da encosta a zona termal do Luso, com as Festas do Senhor Santo Cristo a decorrerem.


Duma das nascentes da Serra do Bussaco a água gelada e cristalina brota abundantemente para uma escadaria monumental, ao mais puro estilo oriental, constituindo com as lagoas naturais e a arborização circundante um aprazível local de descanso e merenda designado por Fonte Fria. A não perder na despedida do Bussaco.


Comments:
só um reparo, não foram freiras que estiveram no Bussaco, mas sim frades.
Nas portas de Coimbra, aliás está uma bula papal a proibirem as mulheres de entrarem na mata do Bussaco, para não tentarem os frades.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?