Partilhar
segunda-feira, maio 24, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações

A Espera



O título desta imagem "A Espera" é recente e resultou de uma primeira análise que foi feita à fotografia pela minha amiga Alfonsina, da Venezuela, que lhe chamou no seu idioma de origem "La espera".

Na realidade, esta fotografia pouca encenação envolveu. Limitei-me a pedir à minha "Ti Conceição", tia-avó, que repetisse para a fotografia uma atitude que tomava amiúde. Sentar-se no banco do poço de água enquanto ganhava força para içar um balde cheio dele fresquinha.

Trata-se de um poço construído à moda antiga donde se retirava água para a alimentação, para o fabrico do pão e também para a higiene pessoal, utilizando-se para o efeito um balde de folha de Flandres, uma corda e a roldana, que não aparecendo na imagem bem o merecia pois reduzia a força necessária para esta tarefa em metade.

O poço situava-se num terreno entre a casa de habitação e a eira construída em terra batida. A água para beber era mantida fresca numa enorme talha de barro. A para os banhos, depois de amornada, era deitada numa celha de madeira, a banheira de então. Aquela que era utilizada para o fabrico do pão era previamente aquecida numa panela de ferro colocada na lareira.

Esta posição da Ti Conceição era muito característica nela: Mãos pousadas nos joelhos, cruzando ligeiramente uma com a outra, demonstrando tranquilidade que nada se coadunava com a energia com que desempenhava as tarefas do campo.

Local: Fernandinho, Torres Vedras
Data: Anos 60 do século passado

Comments:
Best regards from NY!
»
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?