Partilhar
quarta-feira, maio 26, 2004

Importância e significado dos apontadores de leitura (links)

Os apontadores de leitura colocados nos blogues constituem, eles próprios no seu conjunto, uma rede de interesses, de afectos, de comunhões e de cumplicidades, que se sobrepõe, completa e enriquece a importante rede internacional de comunicações que tem como suporte a Internet, como muitos chamam, “a mais ampla auto-estrada da informação”

Se analisarmos com algum cuidado e sistematização os apontadores de leitura colocados em cada um dos blogues poderemos tirar importantes conclusões sobre a motivação de estar na blogoesfera, muito embora esse trabalho seja algo de uma dimensão extraordinária, quem sabe a merecer uma tese de doutoramento em Tecnologia da Informação, atendendo ao cariz pluridisciplinar das matérias envolvidas.

Não poderá ser, pois, o âmbito deste post que os modestos operários desta Oficina se propõem escrever. Aliás, irão trabalhar com “a prata da casa”, clarificando um pouco o caminho seguido para constituir parte importante da coluna da direita da Oficina.

Inicialmente, como a maioria dos blogueiros faz, fomos a um dos blogues chamados “de referência” e copiámos a lista dos apontadores de leitura. Posteriormente, excluímos aqueles com cujo conteúdo não nos ligava qualquer afecto ou, mesmo, já estavam inactivos e incluímos alguns que íamos lendo e apreciando o respectivo conteúdo.

Numa fase seguinte, passámos a incluir todos aqueles que tinham a amizade de ir deixando os seus comentários ou que se dirigiam à Oficina dizendo que iriam colocar um apontador de leitura como apreço aos nossos conteúdos. Tratava-se, pois, de um justo reconhecimento ao interesse mostrado pela Oficina.

De há uns meses a esta parte temos vindo a dar realce, em negrito com a utilização do comando strong, aos blogues com quem permutamos a utilização dos referidos apontadores de leitura. Tudo muito simples e muito transparente.

Alguns blogs apresentam estas indicações devidamente classificadas ou adjectivadas o que enriquece, ainda mais, o critério utilizado. Para a preparação deste post procurámos analisar algumas destas permutas, somente nesta fase até à letra E, e publicamos de seguida os resultados.

Abre Latas, no Sem Discriminar
Adufe, na Sopa de Blogs
Arte de Opinar, nos Obrigatórios
Bota Acima, nas Visitas Diárias
Casa de Boneca, nos Amigos
Dentro do Entre, nos Links
Desabafos, nos Blogs Simpáticos
Despenseiros da Palavra, nos Links
Des-encantos, nos Blogs/Afins
Elogio da Ginja, na Blogoesfera da Ginja
Entre o Sono e o Sonho, nos Blogs que lemos
EspectacologicaS, nos Blogs com alma fotogénica, temáticos e isso...

Continuaremos a publicação deste trabalho de encantar. Como nos “chamam” neste mundo da blogoesfera. Resta-nos também uma mágoa: Neste quase um ano de permanência da blogoesfera quatro blogs decidiram retirar o apontador de leitura para a Oficina das Ideias, por certo por lhes termos deixar de agradar. Claro que vamos manter o nosso para eles e vamos tentar melhorar o trabalho que realizamos!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?