Partilhar
quarta-feira, maio 12, 2004

a minha opinião

A Anacon pretende “silenciar” a Blogoesfera

Cabe à Anacom, Autoridade Nacional das Comunicações, as funções de normalização, gestão, regulamentação e fiscalização, cobrindo as diversas áreas que utilizam o espectro radioeléctrico: Comunicações, Radiocomunicações, Serviço Fixo de Telefones, Redes e Serviços Móveis, Acesso a Internet e tantos outros serviços.

A Anacom é a “herdeira” das funções desempenhadas pelos Correios Telégrafos e Telefones, nos anos 70 do século passado, pela Direcção dos Serviços de Comunicações, e depois pelo Instituto das Comunicações de Portugal.

Uma das grandes preocupações destes serviços públicos, especialmente quando dependentes de governos mais conservadores é, na verdade, as chamadas “comunicações de todos”. São aquelas a que é mais difícil efectuar fiscalização e onde o acesso não pergunta: _Qual a religião; _Qual o partido?; _Qual a cor da pele?; _Qual o extracto social?

São também as formas mais livres de comunicar, pois os conteúdos das mensagens dependem do saber e do querer de cada um. É a verdadeira imagem da comunicação não censurada. Essa imagem nunca nos é dada, na realidade, pelos órgãos da comunicação social, onde o poder financeiro dá ordens, nem sequer pelo nosso telemóvel, onde as escutas representam uma outra forma de censura, ou de auto-censura.

Pois as designadas “comunicações de todos” sempre representaram uma forte preocupação dos governantes que por todos os meios têm tentado intervir e determinar o rumo e os conteúdos das mesmas. Contudo, a necessidade imperiosa que o ser humano tem em comunicar livremente sempre tem encontrado caminhos alternativos a esta tentativa de prepotência por parte do poder instituído.

Mas concretamente do que estou a falar? Estou a falar da Banda do Cidadão, no Brasil Faixa do Cidadão, internacionalmente conhecida por Citizen’s Band, e que continua a movimentar milhões de pessoas em todo o Mundo.

Estou a falar da blogoesfera que encontra cada dia que passa mais aderentes e que neste momento representará a existência de um blogue em cada 50 famílias portuguesas. Número importante, sem dúvida, representando já algum impacto em termos estatísticos de pessoas votantes.

Assim como nos finais dos anos 80 do século passado a então entidade da tutela, Instituto das Comunicações de Portugal, tudo fez relativamente à Banda do Cidadão, para a silenciar, também hoje a Anacon, evocando os argumentos de então pretende silenciar a blogoesfera.

Não vamos permitir que tal aconteça. Voltarei a este assunto...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?