Partilhar
quinta-feira, maio 13, 2004

a minha opinião

Ainda a polémica "A Anacom quer silenciar a blogoesfera"

Antes de tecer novos comentários sobre a preocupante situação de uma possível intervenção da Anacom no âmbito do controlo de conteúdos da blogoesfera vou transcrever os comentários de alguns leitores que entenderam por bem fazer os seus sublinhados a este tema.

O António Dias escreveu: “Da intenção à acção não lhes vai ser fácil percorrer um caminho cheio de dificuldades. Viu-se o que foi, há uns anos, com a Banda do Cidadão. Ver-se-á o que (não) vai ser com a blogoesfera.”

Eu entendo que a grande força da Banda do Cidadão quando a Direcção dos Serviços de Comunicações pretendeu no início dos anos 80 do século passado silenciá-la, foi a sua organização. A força das associações e especialmente a força da Federação do Sul e Ilhas foi determinante para o êxito dos utentes. Ninguém consegue fazer ouvir individualmente a sua razão perante as instituições. Agora como já li algures nas discussões na blogoesfera sobre este assunto é importante que os blogueiros se unam para esta ou outra luta qualquer que seja necessário vir a travar.

A Whitebaal, do O Mocho, escreveu: “É uma vergonha! De facto tem de ser um assunto discutido por todos quantos defendem a liberdade de expressão!”

Quem há muitos anos acompanha a actuação das diversas entidades que têm tido a seu cargo a tutela das comunicações, no seu âmbito mais lato, não estranha esse tipo de decisão, mesmo que neste momento possa ser desmentido. Têm sido cometidos autênticos atropelos contra a possibilidade das pessoas comunicarem livremente entre si.

The Old Man, do The Old Man, escreveu: “A nós vão ter que nos apagar dos "States"...”

Uma das formas de “censurar” mesmo quando há a certeza de que tecnicamente é impossível de impedir uma situação, é legislar, proibindo. Sabemos por experiência de situações semelhantes anteriores que o facto de haver legislação proibindo é factor de desmotivação, mesmo sabendo-se que a fiscalização não é actuante.

O Eduardo, do Bloguices, escreveu: “A Anacom já se retractou. Mas pergunto eu: como é que eles conseguiriam?”

Do meu ponto de vista o jurista Pedro Amorim não trouxe este assunto à colação ingenuamente. Como diz o ditado “Não há fumo sem fogo”. Daí que o facto de haver um desmentido da Anacom não pode induzir a que os utentes da blogoesfera baixem a guarda.

Na conclusão do singelo escrito de hoje julgo ser importante deixar a mensagem da necessidade de os blogueiros se organizarem, independentemente do estilo e sentido do seu blog, mas no objectivo da defesa de algo que todos muito prezam: o gosto pela expressão livre das ideias, dos saberes e dos sentires.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?