Partilhar
terça-feira, junho 08, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


O salvamento de uma embarcação em Cádis

Durante os dias 1 e 2 de Outubro de 1994, os cebeístas da província espanhola de Málaga, pertencentes ao Grupo DX M.R.V., estiveram em actividade durante 24 horas, transmitindo desde a Serra de Tejeda, em comemoração do 5º Aniversário do grupo.

A Serra de Tejeda é um lugar encantador do ponto de vista dos amantes da Natureza e, de igual forma, para os adeptos dos contactos de longa distância (DX), como prova os 1.030 contactos estabelecidos durante o período de emissão, apesar da inclemência do tempo e de uma interrupção efectuada para acorrer a uma situação de emergência, com o correspondente apelo de socorro.

A situação de emergência teve lugar cerca das 3:30 da madrugada do dia 2 de Outubro, quando foi recebido um SOS procedente de um cebeísta da província de Málaga, em que era pedido um contacto com a província de Cádis para ser comunicado ao respectivo comando de Marinha que a embarcação “Santa Isabel” em avaria se encontrava a 40 milhas da costa de Marbella e estava à deriva com inundação a bordo que afectava a casa das máquinas.

Perante o facto os cebeístas que se encontravam na Serra de Tejeda suspenderam o conteste que estavam a realizar e passaram a chamar estações rádio CB da região de Cádis.

As chamadas foram recebidas por cebeístas de Cádis, a quem foi passado o QTC urgente que foi de seguida transmitido via telefone para o comando de Marinha que enviou, de imediato, um rebocador para a zona indicada, tendo chegado a tempo de salvar a situação perante a alegria generalizada dos tripulantes do “Santa Isabel”.

O conteste retomou o seu curso normal, até atingir a bonita soma de 1.030 contactos após ter sido recebida a confirmação do êxito da operação de salvamento e logo que os préstimos, daquela estação extraordinariamente bem posicionada, deixaram de ser necessários.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?