Partilhar
terça-feira, junho 15, 2004

a banda do cidadão em acção

Vivências reais, contadas ao estilo de contos curtos, onde é posta a evidência a utilidade pública de um meio de comunicação rádio, muito em voga nas décadas de 80 e 90 do século passado. Chegaram a ser constituídas redes internacionais de emergência rádio com muitas acções humanitárias realizadas. Os governos dos diversos países do Mundo nunca viram com "bons olhos" este sistema, pois era um sistema de comunicações para todos, sem quaisquer tipo de fronteiras.


Activação da fortaleza “Punta Esperó”

A associação da Banda do Cidadão de Menorca (Baleares) comemorou o seu 5º Aniversário com a activação rádio CB de uma das zonas mais importantes da ilha, a chamada “Mola de Mahón”, fortaleza de Isabel II “Punta Esperó”.

Ilhota situada à entrada do porto natural de Mahón, reduto militar estratégico utilizado no passado, aí se encontra uma das últimas fortalezas da época da rainha Isabel II de Espanha.

Foi possível nesta activação estabelecer contactos via rádio CB com os seguintes países: Uruguai, Bélgica, Suécia, Itália, Grécia, França, Andorra, Portugal, Polónia e Alemanha, muito embora a propagação não se apresentasse muito propícia.

A estação especial foi activada nas instalações de uma bateria de defesa já desactivada que abrigou os 16 operadores que constituíram a expedição DX, estando situada no ponto mais oriental de Espanha.

Os contactos foram conseguidos com a utilização de duas antenas “delta loop”, tendo os equipamentos sido alimentados com o funcionamento de um grupo gerador cedido pelo Ayuntamiento de Sant Lluis.

[com esta pequena história terminamos a série "CB em Acção]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?