Partilhar
quinta-feira, junho 10, 2004

coleccionar... pacotes de açúcar

Uma vez por semana a Oficina vai dedicar um espaço ao coleccionismo de pacotes de açúcar. Esta colecção integra-se no espírito geral da Oficina “para todos” atendendo a quantidade e diversidade de peças existentes, a um custo reduzido, sem perder o interesse lúdico de coleccionar e aprender coleccionando.


PortSugar 2004

Por razões diversas na nossa vida e actividade foi a primeira vez que participei num evento deste tipo, donde, obviamente não podendo fazer comparações com quaisquer outro, gostaria de tecer três ou quatro comentários do muito que poderíamos escrever. Tratam-se de opiniões pessoais e como tal devem ser entendidas. Além do mais, e sem desprimor para qualquer outro amigo coleccionador, dedico estas observações a quem por razões da sua vida e afazeres não puderam estar presentes.



1. A organização
Cheguei poucos minutos depois das 9 horas, seguindo as indicações expressas na documentação antes distribuída, sem quaisquer dificuldades de aproximação ao local. E quando eu comentava com a minha acompanhante que fazia jeito umas pequenas setas indicando a aproximação local, aí estavam elas. A recepção foi realizada por colaboradores que pareciam profissionais destas coisas. Em dez minutos tinha todas as indicações necessárias e a identificação. Então toca a montar a decoração da mesa. Parabéns.

2. O Convívio
Um agradável espaço de convívio, onde se foram trocando informações e saberes sobre novidades, formas de coleccionar e curiosidades do âmbito das nossas colecções. Momentos para ver e rever os habituais frequentadores da Ribeira e também para conhecer caras novas, pelo menos eram-no para mim, com quem já dialogara via e-mail e efectuara, inclusive, trocas e que agora tive a possibilidade e a felicidade de conhecer pessoalmente.

3. As Trocas
Trouxe para a minha colecção 225 pacotes de açúcar o que, pessoalmente, considero óptimo. E muitas promessas de trocas e de amizade, o mais importante de tudo. Até ao próximo Encontro ou até um outro Encontro qualquer em Portugal ou no estrangeiro fica a afectividade dos muitos amigos e amigas que por Loures estiveram.

4. Pontos Negros
A qualquer lado onde vamos hoje em dia se encontra o espelho do País e do Mundo. Felizmente ainda uma pequena minoria. O nosso amigo Zé Pacheco foi roubado. Infelizmente aparece sempre aqui e em todo o lado uma ovelha ranhosa que marca negativamente eventos em que estariam reunidas todas as condições para estarmos satisfeitos. O ambiente foi de consternação pelo acontecido.

5. Melhorias para edições futuras
Haverá sempre melhorias a introduzir. A Organização observou o que correu menos bem e deixará a mensagem para a seguinte do que se pode fazer para melhorar. Se cada um de nós analisar calmamente esta realização e puder sugerir melhorias com certeza que a todos aproveitará. Eu por mim sugiro: a) encontrar para os acompanhantes que o desejem uma ocupação de tempo, como seja, por exemplo um pequeno passeio pelos arredores do local do Encontro; b) Conseguir apresentar formalmente no Encontro uma "grande" novidade de uma embaladora; c) Desafiar as grandes embaladoras a fazerem-se presentes no Encontro com ofertas para os participantes.

6. Conclusão
Segundo a notação do "professor" a Organização mereceu 8 em 10, com um elogio pelo esforço despendido e pela forma tranquila e organizada como o Encontro decorreu, salvo a situação já relatada e que mais do que um problema de organização é um problema de polícia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?