Partilhar
quinta-feira, julho 29, 2004

a arte de viver - tempos de degustação

Nas "profundezas" de Sangalhos

Com os estômagos bem aconchegados por um delicioso Leitão à moda da Bairrada, acompanhado por batatas cozidas, deixando as honras do sabor para o ingrediente de base, o célebre leitão estaladiço e saboroso, descemos até às “profundezas” de Sangalhos.

Longas galerias guardam em estágio apropriado alguns milhões de garrafas de vinho da Bairrada que mais tarde será comercializado como espumante, um dos melhores do Mundo.



No início tudo é vinho. Com a característica de que as uvas que lhe são destinadas têm a vindima realizada uma semana mais cedo, por forma a garantir um pouco mais de acidez que caracteriza o espumante. Por volta de Fevereiro ou Março do ano seguinte à colheita são adicionadas leveduras e açúcar para que da respectiva fermentação seja produzido o gás natural que caracteriza o espumante.

As garrafas fechadas provisoriamente com uma “carica” estagiam, então, um mês, durante o qual as garrafas vão sendo rodadas em elipse com uma frequência elevada, por forma a concentras os resíduos da fermentação na ponta do gargalo. É um trabalho minucioso, um verdadeiro amor pelo conteúdo destas negras garrafas.



Na fase final deste estágio os gargalos são congelados por forma a retirar a “rolha” de impurezas sem contaminar o precioso líquido, é completado o conteúdo em falta e rolhadas definitivamente para mais tarde serem lançadas no mercado.

O espumante é na sua génese “bruto”, tinto ou branco, consoante o tempo de contacto com a película da uva preta, podendo por adição adequada de açúcar ser convertido em “seco” ou “meio-seco”.

Como já referi e será pormenorizado no post dedicado às notas de prova degustámos nesta oportunidade um branco Reserva Aliança Bruto 2000 e um tinto Aliança Bruto.

Na secção da reserva de aguardente, subindo um pouco das “profundezas” das Caves pudemos apreciar a reserva de cerca de quatro milhares de barricas de carvalho onde estagiam as célebres aguardentes das Caves Aliança.



Numa das zonas mais nobres desta reserva estagiam aguardente há mais de 36 anos, uma preciosidade. Uma reserva especial de aguardentes donde sairão as garrafas da célebre Aguardente Galeria XO.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?