Partilhar
segunda-feira, julho 19, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações


Em construção



A construção civil foi desde sempre um atractivo para grandes migrações de pessoas. Foi assim nos anos 50 e 60 do século passado no respeitante aos portugueses que debandaram terras de França. Foi assim nos anos 70 e 80 do mesmo século quando gentes vindas das ex-colónias portuguesas procuravam encontrar trabalho nas terras lusas.

Hoje em dia, engenheiros, médicos, professores, músicos vindos do leste europeu, refugiados sem refúgio, imigrantes sem acolhimento, vêm trabalhar na construção civil.

Mãos habituadas à delicadeza das teclas de piano, exactas no traço e no desenho, sensíveis ao corpo humano, vêem-se confrontadas com a rudeza dos tijolos e do cimento. Mãos que ficam ásperas e gretadas como fica a sua própria alma. É a luta, a dura luta pela subsistência.

Tal como noutros tempos, tal como sempre terá acontecido, nos países que se intitulam desenvolvidos e liberais, estes homens que executam as mais árduas tarefas na construção civil nunca virão a ter a sua própria casa.

Local: Arredores de Lisboa
Data: Anos 60 do século passado


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?