Partilhar
sexta-feira, julho 16, 2004

a minha opinião

Como vai a Blogoesfera
 
Uma notícia publicada há tempos, logo retirada e desmentida por incorrecta, pondo em causa a integridade profissional de uma jornalista, embora estagiária, levantava a questão da existência da Blogoesfera poder estar em causa em Portugal.
 
A esse propósito a Oficina das Ideias teve oportunidade de publicar duas “notas de opinião”, nos dias 12 e 13 de Maio que intitulou, respectivamente, “A Anacon pretende silenciar a blogoesfera” e “Ainda a polémica A Anacon quer silenciar a blogoesfera”.
 
Na altura a par com os desmentidos oficiais e do Jornal Expresso alguns blogs pronunciaram-se pondo em causa a veracidade da notícia chegando mesmo a ser afirmado “não haver condições técnicas para silenciar a blogoesfera”. Claro que foi olvidado que uma coisa é retirar a legalidade e outra é cumprir ou não a lei.
 
Dois meses passaram então... Nada mais se falou no assunto. Assunto arrumado?
 
Alterações recentes no panorama político nacional conduziram ao lugar de primeiro-ministro uma figura que adora o mediatismo, a utilização dos meios de comunicação em proveito pessoal, mas que abomina as designadas “comunicações de todos” – Banda do Cidadão, Blogoesfera, comunicações livres e populares.
 
Esta afirmação não é gratuita.
 
Na época em que o agora primeiro-ministro foi deputado europeu muito poderia ter feito a nível europeu em prol e defesa da Banda do Cidadão (comunicação de todos, livre e popular tal como a Blogoesfera). Teve em seu poder toda a documentação que lhe poderia ter possibilitado a defesa de uma Norma Europeia à época em discussão no ETSI, Instituto Europeu para a Normalização das Telecomunicações.
 
E nada fez!
 
A Norma Europeia para as comunicações na banda dos 11 metros só foi conseguida pela persistente intervenção da Federação Europeia da Banda do Cidadão, membro de pleno direito do ETSI, organização associativa e técnica de defesa dos utilizadores.
 
Neste campo muito há a dizer sobre o novo primeiro-ministro de Portugal no que diz respeito à liberdade de opinião. Haverá liberdade de opinião quando esta coincidir com a dele. Citando uma referência da última edição da revista Visão “(Santana Lopes...) Nos tempos em que jogava a futebol, quando estava a perder, agarrava a bola e ia-se embora”. Desde que passou a ter o poder nas mãos começou a colocar na borda do prato quem tinha opinião diversa da sua.
 
Aquela figura de galã dos anos cinquenta (grease), de machista inveterado que “utiliza” as mulheres a seu belo prazer, de político falso e ignorante, de homem de cultura duvidosa, mais adequado a revistas cor-de-rosa, não gosta dos sistemas de comunicação de todos.
 
Sem alarmismos aqui fica um novo alerta. Conhecemos as teias do poder, donde as notícias de Maio sobre o perigo em que se encontra a Blogoesfera não foi uma premonição mas uma antecipação inesperada de um alerta. Uma fuga de algo que já estava pensado mas seria para aplicar um pouco mais tarde.
 
A defesa da Blogoesfera passa pela criação de uma associação de defesa da blogoesfera e dos blogueiros.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?