Partilhar
quarta-feira, agosto 25, 2004

al andar se hace camino / caminhando se faz caminho

Desde há algum tempo, com a regularidade possível, a Oficina das Ideias vem publicando aos domingos um texto ilustrado com fotografias, subordinado ao tema “Caminhando se faz caminho” onde partilha com os leitores, como na respectiva apresentação se diz: “Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...”.

Acontece que pela mão amiga de Alfonsina, mulher extraordinária com quem mantemos uma assídua permuta de sentires e saberes lá pela região do Caribe, na Venezuela, chegou até à Oficina um poema de Joan Manuel Serrat, esse mítico cantante catalunhês.

E diz assim duas das quadras que fazem parte do poema “Cantares”:

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más.
Caminante, no hay camino.
Se hace camino al andar.

Al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.


Conheci Joan Manuel Serrat nos anos 60 do século passado, quando a obra deste cantante catalão tão importante era para a luta que em Portugal se travava contra a ditadura do Estado Novo. Nessa época vibrava, da mesma forma, com as canções de intervenção e alerta social do igualmente catalão Manolo Diaz e dos brasileiros Edu Lobo e Chico Buarque.

Que estranho desígnio me levaria 40 anos passados a utilizar uma ideia de tamanha força e inspiração de Serrat? “Al andar se hace camino”, “caminhando se faz caminho”.

Obrigado Alfonsina por me mostrares este meu estado de alma. Vives estas musicalidades com sensibilidade que é inspiradora dos artesãos desta Oficina das Ideias. Como muito bem dizes "...echo mano de esa otra herramienta que ayuda a liberar las tensiones y te permite viajar en cada una de sus melodías... otra pasion que tengo y disfruto enormemente... ya que las vivo ...o ellas viven en mí

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?