Partilhar
segunda-feira, agosto 09, 2004

curiosidades

Os nossos amigos palitos

Os palitos são utensílios muito presentes nas refeições de todos nós, independentemente da região do mundo onde a mesma seja degustada. O “pallilo” da língua castelhana, o “toothpick” dos ingleses e o “cure-dent” dos franceses não é, contudo, aceite pacificamente pelos puristas das boas maneiras à mesa.

Aquele pequeno pedaço de madeira, usado de forma dissimulada pela mão ligeiramente colocada para encobrir o seu “trabalho” ou de forma libertina aconchegado no canto da boca “pronto a entrar em acção” sempre foi fruto de controvérsia.

Acontece, que todos nós já sentimos um dia a necessidade imperiosa de retirar de entre os dentes aquele pedaço de bacalhau ou um “bife” que aí se introduziu inadvertidamente, desejando ter à mão o tal malfadado palito.

O fabrico dos palitos socorre-se da madeira, embora já existam algumas tentativas de os fabricar em plástico, bem cada vez mais escasso e que urge poupar, pelo que é curioso comparar um palito português com um palito holandês para nos apercebermos da diferença de preocupações neste campo.



O palito holandês além de ter um comprimento menor, 50mm o holandês contra 70mm do português, o seu formato é mais anatómico havendo menos desperdício de madeira no seu fabrico. Além disso é impregnado de um produto que refresca e desinfecta.

No falar popular o “palito” é muitas vezes utilizado: “palitar os dentes”, “servir de palito”, “pareces um palito”. Não confundir com “pôr os palitos”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?