Partilhar
terça-feira, agosto 10, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações


Numeração


Os caixotes feitos em madeira, a moda do plástico só viria a surgir alguns anos depois, colocados em equilíbrio por mãos experientes, formavam pilhas de centenas de unidades, milhares talvez. Cada um destes caixotes continha cerca de 25 quilogramas de peixe devidamente separado por espécies. Designavam-se “tecas”.

A fartura do peixe nos cardumes que se deslocavam ao longo da nossa costa aliada a uma frota pesqueira significativa garantiam o pão para as numerosas famílias que nas localidades piscatórias viviam das artes de ir ao mar.

Anos passados, acordos europeus levaram ao desbaratamento da frota piscatória portuguesa, lançando muitas famílias na miséria e obrigando-as a migrarem na senda das “luzes da cidade”.

A permissivdade com que as entidades oficiais trataram a autêntica invasão espanhola por arrastões permitiram a quase total destruição dos fundos com a consequente extinção dos cardumes.

As nossas aldeias e vilas piscatórias não são hoje em dia mais do que fantasmas do que eram na época desta fotografia.

Local: Sesimbra
Data: Finais dos anos 60 do Século passado

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?