Partilhar
segunda-feira, agosto 23, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações

O Luto



O traje negro é muito frequente ser usado por famílias completas da Nazaré. São os custos de uma luta secular entre o homem e o mar, fruto da sua diária labuta de ir à pesca, muitas das vezes com embarcações de pequeno porte e menor segurança.

Os mais velhos lá vão continuando a viver. São o resultado de uma selecção natural onde os mais fortes e os mais corajosos vão sobrevivendo à voracidade do “mar macho”, como lhe chamam os pescadores e vão ganhando manhas e saberes nessa luta tão desigual.

Nas soleiras das portas recordam esses tempos e essas vidas de outros caminhos e viagens com as suas companheiras de sempre, num rosário de histórias sem fim. A mais nova, tocada por prematura viuvez transportará em seu olhar eterna saudade de um futuro que nunca terá.

Virá a ser um dia mais uma das velhas da praia de negro vestidas a olhar o mar profundo, tão fecundo como traiçoeiro, tão belo como tenebroso.

Local: Nazaré
Data: Finais dos anos 60 do século passado

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?