Partilhar
domingo, setembro 19, 2004

caminhando se faz caminho

Alguns apontamentos sobre pequenos percursos em que os sentidos são despertos para o Património Natural e Construído através das cores e dos odores, das estórias e das tradições, dos saberes e dos sentires. Venham connosco fazer este caminho...


Ir à Costa de Caparica ver o pôr-do-sol

Seja qual for a cidade de partida, chegará à Costa de Caparica pela Via Rápida do mesmo nome. No centro da Costa estaciona o carro e subirá a Rua dos Pescadores, que outrora separava as habitações dos pescadores oriundos do Sul daqueles que tinham vindo da região de Aveiro. Terá em frente o amplo Oceano.


Uma passadeira de madeira marca o caminho até ao paredão com a praia logo a teus pés. À direita encontras o Tarquínio banheiro antigo da frente praias. Para a esquerda situam-se o Paraíso e o actualmente desactivado Dragão Vermelho. Fazem parte das nossas recordações de infância, dos grandes espaços de praia por onde o mar foi avançando.


O Verdadeiro Almanaque Borda d’Água indica que o ocaso será cerca das 19 horas e 20 minutos e algum tempo antes já o sol inicia a sua caminhada para o mergulho nas águas cristalinas. Isso dizemos nós, isso sentimos que vai acontecer, mas a ciência o desmente. O Sol aguarda que a água chegue até ele.


Os banhistas dão os seus últimos mergulhos. Observa como são afoitos e se bem reparares nas águas que vão escurecendo muitos surfistas ainda se regalam com a forte ondulação e com a rebentação ritmada. Lá na linha do horizonte vê como o sol fulge em maravilhosas tonalidades.


Podes dizer adeus ao Sol que por hoje já se retira para o outro lado do Mundo. Como escreveu a minha amiga Ermelinda “...julgo, até, que quando os nossos olhos têm o privilégio de observar um pôr-do-sol como este a nossa alma fica mais leve...”. A minha amiga Alfonsina escreveu “hermosas colores”.


O sol da Caparica já se encontra acompanhado nesta época do ano. Então quando nos deixou por uma noite recomendou a companhia da Lua. Crescente tímido que daqui a pouco formará uma bela Lua de Setembro. Olha com atenção o firmamento e a encontrarás. A noite vai ser de tranquilidade.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?