Partilhar
sexta-feira, setembro 10, 2004

a minha opinião

Demita-se senhor ministro

Finalmente foi tornado público o relatório da comissão interministerial aos acontecimentos graves verificados nas operações de trasfega que estiveram na origem do acidente verificado em 31 de Julho último na área da refinaria do Porto da Petrogal.

A comissão detectou “erros e insuficiências” que implicam a culpabilidade da Galp acusada de incúria e de lapsos graves de segurança verificados nas operações.

A questão que parece ter surpreendido os membros do governo, ao ponto de ter sido dada indicação de imediato para serem efectuadas diligência semelhantes junto de “todas as refinarias portuguesas”, não surpreende quem tem acompanhado a evolução da gestão da Galp nos últimos anos.

O conselho de administração da Galp capitulou às exigência da ENI, à época accionista da Galp, de destruição das estruturas de ambiente segurança e qualidade, que não fazem parte da filosofia das refinarias italianas, conseguindo assim importante redução de pessoal.

Contudo, a tudo isto, não pode ser alheio, ou tentar alhear-se com o beneplácito do primeiro ministro Santana Lopes, o dr. António Mexia, anos e anos dono e senhor com o apoio do poder político da maior empresa nacional.

O dr. António Mexia, actualmente ministro das Obras Públicas (fuga para cima?) ainda ontem respondeu sobre este assunto a uma questão apresentada por um órgão da comunicação social, aparentando um ar cínico, cabotino e pedante: “os senhores sabem que há muito estou afastado dessa empresa pelo que não tenho nada a ver com o assunto!”.

É a este tipo de gente que entrega as empresas, algumas delas estratégicas como é o caso da Galp, a voracidade do capitalismo assassino e terrorista, e que foge às responsabilidades de actuação, que está entregue os destinos de Portugal?

O dr. António Mexia, ministro das Obras Públicas, só tem um caminho: Demita-se senhor ministro!!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?