Partilhar
terça-feira, setembro 14, 2004

uma figura ímpar

O banheiro Tarzan

Corriam os anos 50 do século passado, recordo-me de viajar de camioneta da Amadora, junto ao jardim, para Belém numa viagem que para a minha tenra idade era uma verdadeira aventura. Sentia-me, depois, um autêntico marinheiro ao atravessar o rio Tejo num velho “cacilheiro” fazendo a viagem até à Trafaria, com desvio e paragem em Porto Brandão.

Os meus olhos ficavam extasiados com tanta água, com tamanha ondulação, com o rebentar forte das ondas, de rio ou de mar?, contra o casco do frágil “cacilheiro”. Pensava eu, porque ele era forte e foi dos que nunca se afundaram.

A parte final da viagem era a mais difícil. De camioneta desde Trafaria até a Santo António ali à beirinha da praia da então Fnat, hoje Inatel. Era a mais difícil porque parecia não mais acabar, com o desejo de chegar à praia a cada segundo. Difícil porque a velha camioneta da Viação Piedense, ou seria da Sardinha?, via-se em aflições para chegar ao seu destino.

Finalmente a praia, as dunas sem fim, o mar, as brincadeiras na areia e uma figura única em quem os nossos pais confiavam totalmente: o banheiro António Ribeiro, que todos conhecíamos por “Tarzan”. Para nós tão pequeninos ele era um gigante que zelava pela nossa segurança.

Pela vida fora, mais de trinta anos a cuidar dos mais pequenos e dos maiores também, o “Tarzan” foi um verdadeiro gigante, tendo salvo mais de duzentas vidas e orgulha-se, cheio de razão, de nunca ter deixado ninguém morrer afogado.



Hoje com 85 anos o “Tarzan” já não vai a banhos mas foi, recentemente, convidado para consultor dos banheiros, pois conhece o mar da Costa como ninguém, quer o mar seja um “mar de senhoras” quer esteja embravecido com os erros dos seres humanos.

Continua ligado ao mar que sempre respeitou e amou. Hoje é um artesão, genuíno artesão que trabalha com as dádivas do mar, e continua crente como sempre, atribuindo a uma força divina todo o bem que conseguiu fazer aos frequentadores das doiradas areias da Caparica.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?