Partilhar
terça-feira, outubro 05, 2004

a agenda de joão paulo

Acompanhei muito de perto as eleições municipais realizadas no Brasil por diversas razões, especialmente afectivas mas, igualmente, não o vou negar, por motivos políticos. Sei bem quanto importante é o resultado destas eleições para a continuidade de um sonho de progresso, de desenvolvimento e de globalização da solidariedade.

Por motivos afectivos também. Conheci neste mais de um ano de permanência na blogoesfera imensas pessoas com grande empenhamento de cidadania, sem preocupações de maior delas me aproximar por razões partidárias, mais pelo seu empenhamento na defesa de valores profundos, pela sua afectividade e empenhamento social.

Tomei boa nota dos resultados desta primeira volta em que ficaram decididas as eleições em 11 das 26 capitais. Os pormenores já estão disponíveis no Traduzir-se..., da minha querida amiga LuaLil, que aliás teve o cuidado e o carinho de me comunicar os resultados do seu Recife “em cima da hora”, via telefone a partir da espectacular festa que teve lugar no marco zero da capital pernambucana.

Este meu interesse pelo acto eleitoral municipal do Brasil deve-se também à importância pessoal que dou à política local, às autarquias, à política de proximidade, ao Poder Local. Grande conquista do glorioso 25 de Abril de 1974, em Portugal, o Poder Local democrático demonstra bem como é possível gerir políticas sociais na defesa das populações mesmo em períodos de grande aperto financeiro.

Fruto deste interesse, consultei diversos sites brasileiros dedicados à política local. Deparei, então, com um facto espectacular. Na consulta à página da Prefeitura de Recife, Prefeito João Paulo reeleito já na primeira volta fui agradavelmente surpreendido com a Agenda do Prefeito.

Com a maior clareza e transparência ali está, preto no branco, a programação do dia de trabalho do Prefeito. Os analistas poderão facilmente avaliar quais as preocupações diárias do Prefeito e o encaminhamento que ele está a dar aos diversos dossiers. Espantoso!

Os actuais governantes portugueses, governantes de aviário, oportunistas, carreirista e sem consistência nas suas decisões, que nada fazem para que o “Estado seja uma pessoa de bem”, que nunca respondem às mais simples e justas interrogações do Povo, alguma vez poderiam apresentar a sua “agenda diária”?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?