Partilhar
sexta-feira, outubro 08, 2004

che guevara morreu há 37 anos

Che Guevara morreu em 8 de Outubro de 1967. Transcrevo as últimas linhas do seu diário, referentes ao dia 7 de Outubro de 1967

Cumpriram-se os 11 meses da nossa inauguração guerrilheira sem complicações, bucólica; até às 12:30 horas em que uma anciã pastoreando as suas ovelhas entrou no vale em que havíamos acampado e houve que capturá-la. A mulher não deu nenhuma notícia fidedigna sobre os soldados, respondendo a tudo que não sabe, que há muito tempo que não vai por ali. Só deu informações sobre os caminhos; do resultado das informações da anciã, se depreende que estamos aproximadamente a uma légua de Higueras e outra de Jaguey e umas duas de Pucará. Às 17:30, Inti, Aniceto e Pablito foram a casa da anciã que tem uma filha prostrada e outra meio anã; deram-lhe 50 pesos com o encargo de que não dissesse nem uma só palavra, mas com poucas esperanças de que cumpra apesar das suas promessas.

Saímos os 17 com um fraco luar e a marcha foi muito fatigante e deixando muito rasto pelo vale onde estávamos, que não tem casas próximo, mas sim semeadores de batatas regadas por canais, do mesmo arroio. Às 2 paramos a descansar, pois já era inútil seguir avançando.

O Chino converte-se numa verdadeira carga quando há que caminhar de noite.

O exército deu uma estranha informação sobre a presença de 250 homens em Serrano para impedir a passagem dos cercados em número de 37 dando a zona do nosso refúgio entre o rio Acero e o Oro.

A notícia aprece diversionista. H – 2.000 ms


Diário de Che na Bolívia, 7 de Outubro de 1967

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?