Partilhar
segunda-feira, outubro 18, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações


Estudo ou Contrastes



Trata-se de uma imagem na qual foram traçadas algumas linhas a lápis macio com o objectivo de estudar alguns cortes fotográficos, a partir dos quais se criariam imagem autónomas e de conteúdo e significado próprios.

Contudo, podemos observar a imagem na sua totalidade, plena de contrastes, pois, além de um par (namorados?) em postura estática e de conversação, ela mostra um rapaz em correria dirigindo-se a esse par, mas numa clara percepção de que nada tem a ver com eles.

A base, superfície recta sem início nem fim, a não ser o do próprio enquadramento da imagem é um suporte “sem vida” reservando o movimento total para as figuras humanas que a utilizam.

A imagem total dá-nos a noção de contraste entre movimento e contemplação, entre acção e pensamento. As imagens “cortadas” isolam os dois componentes “acção” e “pensamento”, dando a cada um deles significado próprio.

Local: Doca de Sines
Data: Anos 60 do século passado


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?