Partilhar
segunda-feira, outubro 11, 2004

imagens com memória

Do meu arquivo de fotografias a "preto e branco" selecionei e comentei imagens cuja memória desejo partilhar com quem visita a Oficina. Trata-se de uma outra forma de vasculhar o meu baú de recordações

Apetrechos de pesca



A pesca foi desde os tempos imemoriais um meio importante de subsistência, muito em especial, das populações implantadas junto à orla marítima ou nas margens dos cursos de água, rios ou ribeiros. Numa primeira fase, a simples recolha para alimentação própria e do núcleo familiar. Mais tarde, já numa economia de trocas, para trocar por outros bens necessários.

Esta actividade desenvolvida em estreito contacto com o ambiente natural foi durante muitos séculos uma actividade “amiga da Natureza”, em que eram utilizados aparelhos e métodos muito pouco agressivos e adequados as objectivos pretendidos.

Os covos e outros apetrechos semelhantes destinavam-se a capturar espécies piscatórias de uma forma que não prejudicavam a manutenção das espécies, quer pelas quantidades capturadas quer pelo método utilizado.

Hoje em dia, barcos de arrasto destrocem completamente os fundos do mar, destruindo a sua capacidade para alimentar os cardumes, provocando mesmo a sua destruição. É a ânsia desmedida do lucro por quem há muito já esqueceu a história da “Galinha dos Ovos de Oiro”.

Local: Peniche
Data: Anos 60 do Século passado

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?