Partilhar
quinta-feira, novembro 18, 2004

brasil hoje

Muito raramente os órgãos da comunicação social portuguesa publicam artigos de fundo sobre a actual realidade brasileira. Nem mesmo o facto de se encontrar actualmente a viver em Portugal uma importante e laboriosa comunidade brasileira contribui para essa divulgação.

No entanto, continua a afirmar-se a fraternidade entre Portugal e o Brasil, o interesse em desenvolver o relacionamento cultural entre os dois países e o orgulho que Portugal sente pelos êxitos do Brasil. O que é o sentimento generalizados dos povos dos dois países é negado as mais das vezes, especialmente, pelas instituições portuguesas.

O Brasil tem vindo gradualmente, depois da eleição de Lula da Silva para Presidente, a ganhar reconhecimento internacional muito do qual devido à estatura moral do Presidente Lula que continua fiel à sua luta contra a fome e a pobreza no Mundo. Este reconhecimento está bem patente na recente visita ao Brasil de uma delegação de alto nível da China, liderada pelo próprio presidente chinês Hu Jintao.

O Brasil é hoje, do mesmo modo, o forte motor dinamizador da defesa universal das reservas aquíferas. O Brasil que possui a mais importante reserva de água do Mundo dá o exemplo para o problema da falta de água que afecta mais de dois terços da população mundial.

Está a tomar medidas importantes para evitar a crescente poluição das águas dos rios e o desperdício, fundamentalmente, na agricultura seguindo os objectivos da Conferência do Rio 1992, visando o desenvolvimento sustentável, assente nas preocupações da dimensão ecológica e social e também do conhecimento e da inovação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?