Partilhar
sábado, novembro 20, 2004

uma pizza ao jantar

Hoje comemos uma pizza ao jantar. Não acontece com muita frequência, mas de vez em quando sabe bem esta incursão pela cozinha italiana. Não foi, contudo, uma dessas pizzas que diversas pizzarias franchisadas fabricam e levam a casa mais uma série de promoções inúteis. Foi antes uma pizza confeccionada na Chacazul, restaurante pizzaria bar situado na Aroeira bem perto da nossa casa.

A confecção é tradicional com massa estaladiça e ingredientes de primeira escolha. Além disso, os proprietários Rui Montoia e Dona Helena são meus amigos, donde ir buscar uma pizza resulta sempre num ritual de amizade e de cumplicidades.

O Rui Montoia, “jovem” da minha idade, trafariense de gema, foi jogador de futebol, boémio, pescador e emigrante em França. Lá pelas terras de Lyon esteve ligado à restauração durante alguns anos tendo recebido no seu restaurante os melhores cantores portugueses, para gáudio dos compatriotas emigrados. Por lá passaram Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Maria Mendes e tantos outros.

A conversa não tem limites quando nos encontramos, com o risco de esfriar o jantar. Desta vez, como seria de esperar, a conversa versou a minha recente cirurgia:

_Então, senhor Victor isso já está melhor?
_Sim, estou melhor, obrigado


E ali ficámos a perorar sobre como tudo se passou até à decisão da cirurgia. A certa altura não resisti a perguntar:

_Então, amigo Rui...tem acompanhado a sua situação com umas análises adequadas?
_Bom ele tem ali uma lista de análises para fazer, onde essa do PSA também está incluída. Mas já lá vão 4 anos e não foi tratar de nada
, foi a Dona Helena que tomou a palavra.
_Não facilite Amigo Rui. Olhe que a análise ao PSA é uma simples análise ao sangue, e sempre pode dar uma pista.

Ficou ali combinado que o meu amigo Rui iria visitar a médica de família rapidamente para tratar do assunto.

Meus amigos! Depois dos 40 anos não facilitem. Análise ao PSA, tão simples como qualquer outra análise ao sangue. Toque rectal por um especialista em urologia. Biópsia se tal se justificar na opinião do médico. Mas, por favor, não facilitem. Mesmo que não apresentem sintomas típicos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?