Partilhar
sábado, dezembro 25, 2004

a consoada

A animação é, mais do que de ninguém, dos mais novos. A impaciência pela “chegada” do Pai Natal é mais do que evidente. Noutros tempos esperava-se até à manhã do dia de Natal, madrugava-se claro, dando oportunidade a que, durante a noite, o Pai Natal executasse a sua tarefa de descer as chaminés e colocar as prendas nos sapatinhos lá deixados depois da Consoada. Depois tornou-se hábito procurar as prendas logo após a meia-noite, quiçá depois de regressarmos da Missa do Galo.

Hoje em dia tudo é mais acelerado, sinais dos tempos. A Consoada inicia-se à hora habitual do jantar, termina lá por volta das 22 horas. Depois, não há quem segure a criançada, até porque a Missa do Galo já é vista na televisão, evitando a tradicional deslocação à Igreja Matriz do burgo.

A Consoada, apesar da impaciência dos mais novos, lá foi decorrendo consoante o ritmo da noite. O tradicional bacalhau com todos, especialmente com as batatas e as couves, foi substituído desde há alguns anos pelo bacalhau com natas, embora o acompanhamento das couves, couves das Terras da Costa, não falte. Um bom vinho das Terras do Sado é o beber adequado para confortar os estômagos.

Depois são os doces: arroz doce, sonhos e filhós, mousse de chocolate enformada e o tradicional bolo-rei, embora o bolo-rainha já vá sendo pedido por alguns. Ficará para a Passagem do Ano.

Bom... não foi possível resistir muito mais tempo à pressão da rapaziada, após o repasto. E aí vamos à abertura das prendas. Não vou aqui deixar a lista das prendas com que o agregado familiar foi contemplado. Por curiosidade, ficam as minhas... embora não me tenha portado lá muito bem em 2004:

Um conjunto de cremes para a pele, pois um homem tem que cuidar-se
Um Jogo do Galo em grés, uma bela peça de artesanato urbano
Um telemóvel, com câmera e muito mais pois fotografar é preciso
A Bíblia dos Jerónimos, uma cuidada edição da Bertrand

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?