Partilhar
sexta-feira, dezembro 24, 2004

conto de natal

Água e Luz no sapatinho

O seu dia-a-dia é consumido no caminhar, logo pela madrugada, da povoação onde vive para a praia, e no regresso ao cair da noite. Entre esses tempos trabalha arduamente numa companha de pesca artesanal, no amplo areal da Caparica.

Em troca de uma pequena “teca” de peixe ou de uns parcos euros quando a pescaria é generosa e rende mais para a companha, ali passa os dias a ajudar a puxar as redes para terra ou na escolha do pescado.

As poucas horas de descanso vive-as num casebre meio destruído que já fora habitado por seu pai que ali vivia por favor dos proprietários que há muito por lá não vão..

Tem um filho deficiente que nas voltas da vida foi apanhado pelas garras do roubo e do pequeno crime, para onde a sociedade madrasta de tantos seres nossos iguais o empurrou. Há muito que o tribunal o retirou do convívio de sua mãe e o colocou numa casa de protecção a menores que de qualidade somente mudou o nome de outrora, reformatório.

A única esperança que esta mãe tem de voltar a ter o filho na sua companhia é conseguir encontrar um lugar para habitar menos degradado e que, fundamentalmente, tenha água e tenha luz. Assim o decidiu o juiz de família.

E tem sido essa a sua luta desde há longo tempo. O peixe que traz da praia não o utiliza na sua alimentação, mas vende-o para conseguir uns euros mais para pagar a renda da desejada habitação, cedida igualmente por favor. Mas não tem água nem tem luz.

As suas preces, os seus pedidos ao Menino Jesus e ao Pai Natal tem sido para conseguir algo a que todo o ser humano tem direito. Mas as burocracias e os muitos papeis, requerimentos após requerimentos têm sido um entrave. Especialmente para quem há muito esqueceu as poucas letras da sua aprendizagem.

Nesta época de boa vontade, voltou a pedir ao Menino Jesus que neste Natal de 2005, em Portugal, a 15 quilómetros de Lisboa, lhe desse água e luz para a sua modesta casa. Para que o seu Menino Jesus com ela pudesse voltar a viver.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?