Partilhar
segunda-feira, dezembro 27, 2004

curiosidades

É muito raro, por uma questão de definição inicial, utilizarmos aqui na Oficina textos que não sejam originais, acontecendo o mesmo com as fotografias publicadas. Acontece uma vez ou outra abrirmos uma excepção em resultado de algum escrito que nos chega e que pretendemos partilhar com os nossos leitores amigos.

É o que acontece hoje e num dos próximos dias em que daremos “à estampa” algumas curiosidades que nos chegaram por correio electrónico. Fizemos algumas adaptações seguindo o “livro de estilo” desta Oficina.

Curiosidades com origem, provável, na Idade Média:

O “bouquet” das noivas
Era hábito na Idade Média os casamentos realizarem-se no início do Verão, especialmente no mês de Junho, pois o primeiro banho do ano seria tomado em Maio, o que garantia à data do casamento um odor corporal ainda aceitável. Entretanto, para obviar aos odores que já se iam fazendo sentir, as noivas tinham por uso levar “bouquets” de flores junto ao corpo.
Daí ser o mês de Maio conhecido por “mês das noivas” e ainda se manter a tradição de a noiva levar consigo um “bouquet” de flores.

O "veneno" do tomate
Os senhores feudais, os ricos daquela época, possuíam uma panóplia de utensílios de cozinha feitos em estanho, ainda hoje presentes nos trens de cozinha dos palácios da época. Certos tipos de alimentos, confeccionados com tomate ou outros ingredientes de certa acidez, oxidavam o material, sendo que o óxido de estanho é altamente venenoso. Daí resultava que muitas pessoas morressem envenenadas com esse tipo de alimentação.
Por esse facto, durante muito tempo, o tomate foi considerado um alimento venenoso.

Chove "gatos e cães"
Nos tempos da Idade Média os telhados das casas não tinham forro e as madeiras que os sustentavam eram o melhor lugar para os animais se aquecerem. Cães, gatos e outros
animais de pequeno porte como ratos e besouros por aí permaneciam no tempo invernoso. Quando chovia, começavam as goteiras a pingar, pelo que os animais que se encontravam no travejamento pulavam para o chão.
Assim a nossa expressão "está a chover a cântaros" tem o seu equivalente em inglês no "it's raining cats and dogs", está a chover gatos e cães quando a chuva é muita.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?