Partilhar
quarta-feira, dezembro 15, 2004

a origem da "bica"

Vai um cafézinho?

Quer queiramos quer não, sempre somos levados, numa ou noutra circunstância a ouvir o que se conversa na mesa ao lado no restaurante onde fomos almoçar. Especialmente, se ouvimos uma palavra ou uma frase chave de um tema que nos interessa. Foi o caso. E a frase chave “sabes qual a origem do nome bica dado a uma chávena de café?”.

Pois fiquei atento. Então ouvi o desenvolver de uma teoria feito por um homem já idoso, talvez nos seus 70 anos. Foi uma explicação quase técnica que vou procurar reproduzir.

Noutros tempos o café era preparado nas chamadas cafeteiras onde a água fervente dissolvia o café moído, outras vezes a cevada, para o chamado “café de cevada”. Preparava-se, então, uma beberagem onde o café não dissolvido se formava nas chamadas “borras”, tão amargas e tão incómodas. Mais tarde, para resolver esse problema surgiram os “sacos” porosos que serviam para coar o café, evitando, assim as borras. Ainda hoje quem aprecia o designado “café de saco” recorre a esse tipo de aparato, embora, com desenho e funções bem mais avançadas.

E continuava o senhor idoso...

Apareceram, depois, uns cilindros dentro dos quais o café era dissolvido, coado e pressionado. Estávamos no tempo dos antepassados do que hoje conhecemos por “café expresso”. Depois do café devidamente preparado era vertido para as chávenas, ou para os tradicionais copos de vidro grosso, através de uma bica. Daí a BICA.

Existe porém outra versão...

Claro que todos conhecem a versão da origem da bica, mais romântica e romanceada. Quando apareceram as máquinas de café, beberagem amarga e ainda pouco nos costumes dos portugueses, a Brasileira do Chiado para que os seus clientes se habituassem ao que viria a ser um autêntico culto, culto altamente lucrativo, com margens de ganho superiores a 100%, colocou um cartaz que dizia:

BEBA ISTO COM AÇÚCAR, logo surgiria o termo BICA

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?