Partilhar
segunda-feira, janeiro 17, 2005

2005 ano inesiano

O Ano de 2005 promete ser um ano de grande actividade intelectual, especialmente, por coincidirem neste ano inúmeras comemorações de âmbito cultural, que vão movimentar em todo o mundo os mais diversos programadores de eventos por forma a lhes dar resposta adequada. No mês corrente, estão já a decorrer as primeiras iniciativas relacionadas com a comemoração dos 400 anos da publicação do primeiro volume da obra Dom Quixote, do imortal Miguel Cervantes.

Em Março comemora-se os 100 anos da morte de Júlio Verne e em Abril os 200 anos do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos infantis que fazem parte do nosso imaginário. Em Junho faz 100 anos que Einstein formulou a sua Teoria da Relatividade, que modificou todo o pensamento científico e somente posta em causa muito recentemente.

Para os portugueses o ano de 2005 vai ser o “Ano Inesiano” para assinalar os 650 anos sobre a morte de Inês de Castro, assassinada em Coimbra a 7 de Janeiro de 1355. Inês de Castro é um dos maiores mitos da História de Portugal, inspiração de poetas, músicos, pintores e escultores.

A paixão de Dom Pedro e de Dona Inês é o mote das comemorações vão ser repartidas pelos municípios de Coimbra, Alcobaça e Montemor-o-Velho e contam ainda com o apoio do Ministério da Cultura e da Quinta das Lágrimas, que juntos na Fundação Inês de Castro irão promover um vasto programa de que iremos dando conhecimento aos nossos amigos leitores.

Esta Oficina vai procurar durante o “Ano Inesiano” dar espaço às iniciativas destas comemorações e toma a liberdade de dedicar este tema à querida amiga Cathy, do Bailar das Letras e Bailar das Letras 2, amante e estudiosa do tema “Dom Pedro e Dona Inês”, uma verdadeira “Inesiana”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?