Partilhar
sábado, janeiro 08, 2005

...de cartolinha

Numa das muitas visitas que faço ao Vemos, Ouvimos e Lemos, da minha querida amiga Guida Alves, veio a luzinha, veio a inspiração. O post O Menino Jesus da Cartolinha fez-me pensar: _Será que tenho cá pela Oficina alguma cartolinha? Fui ver...

Menino Jesus da Cartolinha

Efectivamente, aqui na “tulha” das recordações cá tenho uma imagem desse célebre “menino” vestido de casaca e calça verde e com a faixa da condecoração a vermelho. Diz quem sabe que ele é vestido de acordo com a estação do ano ou com a época festiva do momento. Na frente da base a letra manuscrita dourada “menino Jesus DA CARTOLINHA” e, na face contrária escrito na mesma tinta “Mª DOURO”, Miranda do Douro, claro.

Esta imagem encontra-se na Igreja de Miranda - Matriz de Miranda do Douro e é devoção regional, tendo-lhe sido atribuídas honras e ordenado de capitão do exército português por vontade popular. Possui o mais importante guarda-roupa do imaginário português do qual faz parte uma inusitada cartolinha.

Traz à cintura uma espada que diz a lenda remontar aos tempos da Guerra da Restauração. Estando Miranda cercada pelos castelhanos, sem alimentos nem água, à beira da rendição se ouviu um grito galvanizador que agitou a turba mirandesa, que de espadas, lanças, espingardas e enxadas, machados e outros utensílios de trabalho caiu sobre os castelhanos que perante tamanha avalanche de gente e de força bateram em retirada. Quem tinha dado tão determinante grito? O Menino Jesus da Cartolinha, claro.

Promovido a capitão das tropas portuguesas, com direito a condecoração e a ordenado, sai à rua em procissão no Dia de Santa Bárbara, sim, a mesma de que nos lembramos quando troveja.


O Homem da Cartolinha

Mas encontrei uma outra “cartolinha” aqui na Oficina. O Homem da Cartolinha é o Borda d’Água, é o homem dos saberes da natureza, da sua influência nas culturas e que nos disponibiliza “todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral”. Pelo menos, desde 1812.

Os actuais editores, a Editorial Minerva, apela a todos os leitores e alfarrabistas que tenham conhecimento de edições do Borda d'Água, quer em Lisboa quer no Porto, com data anterior a 1812 que de tal dêem conhecimento, pois o mistério da sua origem é merecedor de profunda investigação.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?