Partilhar
domingo, janeiro 23, 2005

meu brasil brasileiro

Nos anos 60 do século passado, mais concretamente na segunda metade dessa década tão rica socialmente, era eu “menino e moço” tive os primeiros contactos com a cultura brasileira pela qual me deixei encantar. Em Portugal, vivíamos os últimos anos da ditadura, que então já se mostrava socialmente débil, mas ainda assim, agressiva e violenta, recebíamos os odores de Paris no ano de 1968, desejávamos a mudança.

Foram, então, meus livros de cabeceira, a maioria deles adquiridos “por debaixo do balcão”, a trilogia “Subterrâneos da Liberdade” e outras obras de Jorge Amado, “As Memórias do Cárcere” e outros livros do Graciliano Ramos e algumas obras de Erico Veríssimo e José Lins do Rego.

Ligado a um projecto universitário de “Humanidades e Subsistências” devorei a obra de Josué de Castro, especialmente, “Sete Palmos de Terra e um Caixão”, de 1964, um ensaio sobre o Nordeste do Brasil, uma área explosiva. Sobre a vivência dos índios brasileiros, apogeu e destruição, tive oportunidade de ouvir o antropólogo Egon Schade.

Os anos 60 do século passado representou época de grande enriquecimento no amor pelas gentes do Brasil. Depois veio a Revolução de Abril em Portugal. A fuga de portugueses envolvidos com o regime anterior para o Brasil, o acolhimento que tiveram dos governos brasileiros de então, fizeram afastar-me desse Povo tão belo.

Na minha memória sempre ficou o “Cavaleiro da Esperança” e a certeza de que o Brasil ainda viria a ser o farol do Mundo, a “luz ao fundo do túnel” para uma civilização melhor. E esperei... Um dia chegou a notícia de que, por vontade do Povo, Lula chegou a presidente. Valeu a pena esperar... a Esperança se renovou!!

A blogoesfera trouxe-me a visão actual e afectuosa desse Brasil com um Povo que eu amo. Contactos sem fim, uma partilha e permute permanente de saberes e de afectos, trouxe-me de novo o sentir do tropicalismo. Este ano, uma vez mais, não resisti a ligar-me ao Senhor do Bonfim...


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?