Partilhar
segunda-feira, janeiro 10, 2005

porto alegre, na rota da esperança

Porto Alegre, no Brasil, continua na rota da esperança por um futuro melhor, na rota da verdadeira globalização da solidariedade, ao reunir no corrente mês de Janeiro, entre os dias 26 e 31, cerca de 150 mil pessoas, no decorrer do Fórum Social Mundial. Onde serão debatidos assuntos e produzidos documentos de grande importância para o desenvolvimento sustentável da economia mundial.

Não são objectivos deste Fórum a mudança radical e imediata da actual situação da sociedade universal, pelo que de impossível seria pelas forças em presença. Mas tem logrado mudar, sobre muitos aspectos, as tendências ideológicas que os “senhores do mundo” fazem acerca de sectores e de forças com as quais pretendem “pilotar” os destinos da Humanidade.

Discussões que põem em questão as tecnologias transgénicas na agricultura, o direito humano à água e a luta mundial contra a sua privatização, a ameaça da independência dos estados por parte das grandes multinacionais, têm sido temas recorrentes nos Fóruns anteriormente realizados e têm tido resultados importantes junto dos estados, da comunicação social e das populações.

Têm sido emitidas decisões importantes sobre a legitimidade da dívida externa dos países em desenvolvimento, do direito aos recursos naturais e aos conhecimentos ancestrais de comunidades nativas, contra as guerras e as bases militares agressivas das populações. Tratados de livre comércio têm sido conseguidos no âmbito dos seus trabalhos, com destaque para o Alca, o Nafta, o TLCAM e o Mercosul-União Europeia. A opinião pública apoia declaradamente estas decisões.

O Fórum Social Mundial tem-se desdobrado nas temáticas mais importantes, criando novos movimentos ou unificando sectores de âmbito global em torno de questões específicas, como sejam, a educação, a administração pública, a saúde, a justiça. Nesse sentido, além da quarta edição do Fórum Social Pan-Amazónico, que acontece de 18 a 22 de Janeiro, em Manaus e reúne os nove países da região, em Janeiro também se realizam outros sete eventos temáticos ligados ao processo do Fundo Social Mundial em Porto Alegre: o Fórum Mundial de Teologia e Libertação, de 21 a 25; o Fórum Social das Migrações, dias 23 e 24; o I Fórum Social Mundial da Saúde, de 23 a 25; o IV Fórum Mundial de Juizes, de 23 a 25; o Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social (FAL) e a Reunião da Rede FAL, dia 25; o I Fórum Mundial da Informação e Comunicação, também no dia 25; e o Fórum Parlamentar Mundial, nos dias 29 e 30.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?