Partilhar
sábado, fevereiro 19, 2005

apelo à participação

Ano de 2005 prenhe de actividade cultural

Novos desafios são propostos a esta Oficina, cada dia que passa, o que nos incentiva a avançar na pesquisa, na procura de dados que possam enriquecer os desígnios que nos propomos atingir. Neste espaço de grande interactividade, ou que se pretende que o seja, deixamos aqui um convite a todos os nossos assíduos leitores:

Sobre os temas que adiante indicaremos, e sobre os quais a Oficina recebeu o desafio para contribuir com os seus modestos posts, solicitamos que nos vão sendo indicadas por quem delas tiver conhecimento as realizações de eventos no decorrer do ano de 2005.

As temáticas em que vamos ser envolvidos, desenvolvendo textos, produzindo imagens são:
- a obra de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura
- o percurso no tempo da literatura de quadradinhos em Portugal
- as comemorações do Ano Inesiano em 2005

Como já tivemos oportunidade de referir neste espaço “oficinal” o ano de 2005 vai ser um ano rico em acontecimentos culturais a nível universal, tendo Portugal igualmente uma participação de destaque:
- I Centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro, criador do carismático Zé Povinho
- 650 anos sobre a morte de Inês de Castro

No nosso percurso pelas terras de Portugal mais directamente relacionadas com estes acontecimentos não vamos deixar de visitar Montemor-o-Novo, Coimbra e Alcobaça e Lisboa e Caldas da Rainha. Vamos assistir a reconstituições históricas mas, igualmente, ouvir o sentir do Povo.

Temos inesianos de diversos países a acompanharem os nossos passos vamos com eles sentir os mitos, as lendas, as mais belas histórias de amor. Com os olisiponenses vamos apreciar a arte das mãos que moldam o barro e da imaginação que transformou o Zé Povinho de um ser sofrido num cáustico crítico da sociedade portuguesa.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?