Partilhar
sábado, fevereiro 12, 2005

caldeirada caparicana

Como é da tradição tem vindo a realizar-se, desde 22 de Janeiro e terminará em 20 de Fevereiro, mais um Concurso de Caldeiradas da Costa de Caparica, este ano designado 1º Concurso de Caldeiradas da Cidade de Costa de Caparica, celebrando a recente elevação a cidade desta bonita estância de veraneio dos arredores de Lisboa.

Talvez pelo facto de se tratar do primeiro certame nessa qualidade de “Cidade” o número de restaurantes participantes é o maior de sempre, situados desde S. Pedro da Caparica até à Fonte da Telha, dando um maior leque de escolha a todos aqueles que desejem saborear este prato único e inolvidável.



O poeta Bulhão Pato, que chegou a residir num palacete situado no Largo da Torre, no Monte de Caparica, escreveu num dos poemas que dedicou à Praia do Sol:

Com a sardinha empilhada,
Inda saltando vivaz,
Vem de cestinha avergada;
E lá de baixo, da praia,
E sobe a pino o almaraz;
Mas nem por sombras cansada!


A receita tradicional da caldeirada da Costa de Caparica não é confeccionada com sardinha, embora, pessoalmente muito aprecio uma caldeirada de sardinhas. Na caldeirada tradicional da Praia do Sol, os peixes utilizados são o tamboril, o safio e a tramelga, esta última conhecida pelos pescadores como galinha do mar, atendendo a sua deliciosa maciez.

Para os mais curiosos a receita que aqui fica registada homenageia um homem, caparicano de gema, que foi pescador, banheiro e o último dos sobreviventes do naufrágio do "Pensativo", barco meia-lua, dos grandes, de 18 metros, que naufragou quando aproava a terra com nevoeiro cerrado, na crista de um vagalhão, era Dezembro de 1929, tendo feito 11 vítimas. Referimo-nos a Francisco Pinto, também conhecido por "Chico Bóia".


Caldeirada Chico Bóia, para 4 pessoas

Ingredientes
1,2 Kg. de tamboril, safio e tramelga; 8 batatas médias; 4 cebolas grandes; 4 tomates grandes; 1 pimento; i ramo de salsa; 1,5 dl. de azeite; 1 copo de vinho branco; sal e piri-piri.

Preparação
Corte o peixe em pedaços grandes e lave-os. Descasque as cebolas e as batatas. Unte o fundo de um tacho com azeite. Por cima disponha as cebolas em rodelas. Cubra com uma camada de batatas e, a seguir, com uma de tomate, ambas às rodelas. Se necessário forme várias camadas. Disponha o peixe e cubra-o com rodelas de tomate e pimento às tiras. Tempere com sal. Regue com o restante azeite, o vinho branco e junte o piri-piri. Leve a lume forte para levantar fervura. Com o lume brando, deixe cozer, com o tacho tapado. Vá sacudindo o tacho para não pegar. Logo que o pimento esteja macio, junte a salsa picada, retire do lume e sirva.

Receita divulgada, não deixem, contudo, de visitar num destes fins-de-semana a Costa de Caparica, a Cidade da Costa de Caparica, maravilhem-se com o mar, apreciem o acacial em flor e degustem uma deliciosa caldeirada acompanhada com um bom vinho tinto das Terras do Sado, por exemplo, Periquita Clássico, de José Maria da Fonseca.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?