Partilhar
quinta-feira, fevereiro 10, 2005

leituras e audições

Procuraremos neste espaço dar nota semanalmente de um livro e de um CD que de alguma forma nos tenha sensibilizado. Poderá não ser uma novidade editorial, mas será com certeza ao nosso gosto.


Livro
Nove Mil Passos
Autor: Pedro Almeida Vieira
Editora: Dom Quixote, Julho de 2004

O autor coloca na boca de Francisco d’Ollanda, um dos primeiros humanistas portugueses, aquilo que este nunca teve oportunidade de escrever, embora muito o desejasse fazer, o relato das peripécias acontecidas aquando da construção do Aqueduto das Águas Livres, iniciada apenas no reinado de D. João V, na primeira metade do século XVIII.

Francisco d’Ollanda que viveu no século XVI, assumiu para si próprio a incumbência de matar a sede de crónicas na capital do Reino. O autor de forma intimista e humorística coloca as palavras em quem viveu dois séculos antes dos factos narrados.

Nove mil passos percorre a tão desejada água dois séculos antes. Desde a Quinta das Águas Livres até Lisboa. E não é que os exploradores dos bens imobiliários e os loucos das amplas estrada querem destruir parte desta imponente obra?


CD
Guarda-me a Vida na Mão
Canta: Ana Moura
Editora: Universal, 2003

A primeira vez que ouvi uma faixa deste disco, sem saber sequer quem estava a cantar, senti emoção tremenda pelo timbre e calor da voz, e pela forma de dizer, de cantar as palavras. Curiosamente, sentimento semelhante conta Miguel Esteves Cardoso, ter sentido quando pela primeira vez a ouviu.

Ana Moura é o Povo a cantar, tal como tantas vezes ouvi, em noites de boémia, pelos lados de Alfama, na Parreirinha, ou mais para poente, para as bandas da Madragoa, no Solar ou no Timpanas. Que bem que o Povo canta pela voz de Ana Moura.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?