Partilhar
quarta-feira, fevereiro 23, 2005

leituras e audições

Procuraremos neste espaço dar nota semanalmente de um livro e de um CD que de alguma forma nos tenha sensibilizado. Poderá não ser uma novidade editorial, mas será com certeza ao nosso gosto.


Livro
Estação Carandiru
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das letras, São Paulo – BR, Dezembro de 2003

O autor apresenta-nos o lado mais obscuro do Brasil, escrito em estilo directo sobre o sistema penitenciário brasileiro. O caos é desvendado com simplicidade, dando a conhecer o drama e a vida dos presos e carcereiros, situando-se o drama na Casa de Detenção de São Paulo, cenário do massacre que teve lugar em Outubro de 1992.

É um relato da experiência pessoal do autor, médico de profissão, que no presídio de Carandiru iniciou um trabalho voluntário d prevenção da Sida, quando aí eram abrigados cerca de 7.200 presos. É um livro duro que tem a grande qualidade de falar das pessoas.

Drauzio Varella trabalhou no presídio cerca de dez anos onde organizou palestras, gravou vídeos, editou uma revista e, fundamentalmente atendeu presos doentes. Conheceu e privou de perto com condenados sabe-se lá a que pena como Mário Cachorro, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo e tantos outros.

Uma palavra de carinho para a Cathy, do Bailar das Letras, que me ofereceu este livro para que “seu olhar de poeta há de encontrar razão para uma leitura cativante”.


CD
ao vivo no CCB
António Chainho e Marta Dias
Editora: Moviplay, 2003

A virtuosidade de António Chainho a tocar a guitarra portuguesa e a voz maviosa de Marta Dias gravados num inesquecível concerto realizado no Centro Cultural de Belém, tendo como músicos convidados Fernando Alvim e Rão Kyao.

Marta Dias é, igualmente, uma letrista inspirada, assinando a grande maioria dos fados originais. As músicas são nascidas da inspiração de António Chainho.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?