Partilhar
sábado, fevereiro 26, 2005

o associativismo

É frequente ouvirmos dizer que o associativismo está em crise. Na minha opinião o que acontece é existirem dificuldades na disponibilidade das pessoas para integrarem os corpos sociais das associações. Na realidade, o associativismo em si próprio continua a ser uma necessidade sentida pelo ser humano. Necessidade em unir esforços num objectivo comum, por forma a atingi-lo de um modo que individualmente seria impossível.

É, pois, fundamental, preservar o espírito associativo, encontrando os objectivos de fundo que unem as pessoas em detrimento das divergências menores, no sentido que impedem o correcto desenvolvimento de actividades colectivas.

Historicamente, as associações foram sempre espaços de cidadania, onde os associados encontravam formas de enriquecimento cultural e social em épocas em que tal representava fundamento para perseguições policiais e, mesmo, a prisão de quem ousasse obter mais conhecimentos do que aqueles restritos que os órgãos do poder permitiam. Eram espaços de cidadania, espaços de resistência.

O desenvolvimento integral do ser humano passa, efectivamente, pela capacidade de partilha, de trabalho em comum, de colectivismo em alternativa ao egoísmo e à solidão. É necessário que desde a mais tenra idade seja incutida nas crianças a importância que tem a força do trabalho colectivo na resolução dos problemas sentidos.

É igualmente importante incentivar as pessoas mais preparadas para o efeito para que de forma desinteressada e voluntária ponham o seu saber ao serviço do colectivo assumindo tarefas de organização e direcção das associações, pois disso depende, em grande parte, o êxito das mesmas.

Comments:
This is very interesting site...
» » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?