Partilhar
quarta-feira, fevereiro 16, 2005

salvemos o nosso planeta

Entra hoje em vigor o Protocolo de Quioto

O primeiro alerta surgiu há muitos anos, terá passado despercebido em Portugal, mas a comunidade científica mundial apercebeu-se, decorria o ano de 1958, de um agravamento perigoso dos níveis de CO2 na atmosfera, resultando do rápido e desordenado desenvolvimento industrial do pós-guerra.

Na primazia do desenfreado desenvolvimento económico sem qualquer tipo de sustentação, ignorando o caminhar para a degradação ambiental, olhos postos no lucro, destinado a enriquecer cada vez mais as classes privilegiadas, a comunidade política continuou a ignorar os sucessivos alertas vindos dos investigadores científicos. Vinte anos depois do primeiro alerta as preocupações ambientais continuavam a situar-se, exclusivamente, a nível das academias de ciências.

Em 1992 realiza-se a Cimeira do Rio de janeiro, promovida pela Organização das Nações Unidas, onde se apela aos políticos que promovam um corte voluntário nas emissões de gases que provocam o efeito de estufa, altamente prejudicial para o equilíbrio ambiental do planeta.

Somente cerca de quarenta anos depois do primeiro alerta é assinado em Quioto, no Japão, um protocolo destinado a comprometer os países subscritores a reduzirem as emissões de gases nocivos em relação à camada do ozono e, consequentemente, relacionadas com o efeito de estufa. Condição desse protocolo, só entraria em vigor quando 55 países que representassem 55 por cento das emissões subscrevessem tal protocolo.

Com o abandono do protocolo pelos Estados Unidos aquando da chegada da primeira administração Bush, este desiderato somente foi conseguido em 2004 com a assinatura da Rússia, feita oficialmente em Nairobi, no Quénia, o ano passado.

Sendo assim, o Protocolo de Quioto, entra HOJE dia 16 de Fevereiro de 2005 em vigor.

Que cada país cumpra as suas obrigações para defesa do Planeta Terra e da população em geral.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?