Partilhar
quarta-feira, março 02, 2005

leituras e audições

Procuraremos neste espaço dar nota semanalmente de um livro e de um CD que de alguma forma nos tenha sensibilizado. Poderá não ser uma novidade editorial, mas será com certeza ao nosso gosto.


Livro
Para Viver um Grande Amor, crónicas e poemas
Autor: Vinicius de Moraes
Editora: Companhia das letras, São Paulo – BR, Maio de 2003

Waly Salomão escreveu sobre Vinicius de Moraes: “Vinicius: o paradigma de uma liga indissolúvel entre a vida e a poesia. A vida de poeta....”, referindo ainda o prazer que o poeta sentia quando produzia, trabalhando como um mouro.

A colaboração regular de Vinicius com jornais e revista onde escrevia as sua croniquetas era uma forma de obter mais uns “trocados” que juntava ao seu vencimento e diplomata. E fê-lo sempre com imensa sensibilidade em textos de enorme qualidade.

Vinicius definiu assim o seu estilo de cronicar: “... uma conversa íntima e livre que, partindo do seu interesse pessoal, vai de facto interessar a todos os seus leitores”. E foi com “grande alegria em compartilhar tesouros assim com alguém tão sensível, que a doce bailarina a mim fez chegar esta magnífica obra.


CD
Ninguém nos ganha aos matraquilhos
Vocalista e compositor: Vitorino
Editora: EMI Valentim de Carvalho, 2004

Uma viagem ao mundo mítico do futebol, pela vereda dos afectos e dos sentires mais profundos. Homenageia seu pai, José Joaquim Vieira Júnior, futebolista do Redondo Sport Club e o próprio clube da sua terra natal.

Homenageia, igualmente, esse príncipe do pontapé na bola, que fez parar um jogo para ser procurado o brinco que nesses anos longínquos já tinha coragem de usar. O “rapaz do brinco”, Victor Baptista, foi príncipe e percorreu, de igual forma, o espaço mais rastejante da vida humana.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?