Partilhar
terça-feira, abril 19, 2005

einstein

_Olha o Einstein! Olha o Einstein!
Assim se pronunciava a miudagem da Escola Secundária quando eu chegava no meu carro para ir buscar a netinha. Não seria certamente um preito à minha inteligência, antes a ironia irreverente relativamente aos meus cabelos brancos, compridos, eriçados e desgrenhados.

Curiosamente, Einstein foi desde sempre um a das minhas referências, eu que tão arredio sou das coisas da Física, mas foi meu farol da capacidade de inovação, da produção de ideias, do avançar do saber. Além do mais, Albert Einstein notabilizou-se como homem de partilha. Seria um “operário” com lugar cativo na Oficina das Ideias.

Há pouco mais de um mês, cem anos atrás, Einstein com 26 anos de idade iniciava a publicação de trabalhos que em catadupa, qual ano mirabilis como foi designado, conduziriam a tão celebrada Teoria da Relatividade.

Homem de saber, inteligência privilegiada, consubstanciou um enorme número de descobertas científicas revolucionárias que puseram em causa todas as bases da física clássica, que vinham sendo sedimentadas há mais de duzentos anos a partir das teorias newtonianas.

Se o ano de 1905 foi considerado com toda a propriedade o “ano milagroso da física”, não é menos significativa a homenagem feita a Einstein pela UNESCO ao considerar 2005, Ano Internacional da Física, quando se comemora o centenário dos primeiros trabalhos de Einstein sobre a Teoria da Relatividade e o cinquentenário da morte deste extraordinário cientista.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?