Partilhar
sexta-feira, abril 29, 2005

oficina das ideias em 1882

Quando o carteiro chegou a Vale do Rosal trazendo consigo uma encomenda vinda do Brasil, trouxe também uma fantástica luminosidade. A minha querida amiga Cathy, do Bailar das Letras, havia-me enviado poucos dias antes uma maravilhosa prenda. Os serviços de correio foram expeditos. Comigo o livro “Melhores Contos”, de Machado de Assis.

Da dedicatória que não transcrevo na íntegra, por pessoal que é, mas destaco uma passagem relevante para o conteúdo deste texto: “...este presente que se faz especial pela referência ao seu Oficina das Ideias... “. Fui ler algo que a Cathy já me havia referido... e que agora transcrevo:

“...O passeio nas ruas, mormente nas de recreio e parada é utilíssimo, com a condição de não andares desacompanhado, porque a solidão é oficina de ideias, e o espírito deixado a si mesmo, embora no meio da multidão, pode adquirir uma tal ou qual actividade...”

Que inspiração, que “pai de santo” desceu sobre mim para, desconhecendo até há pouco este texto embora publicado em 1882, nele encontrei apadrinhamento para o nome deste blogue de todos nós. O texto referenciado faz parte do conto Teoria do Medalhão, publicado em 1882 na compilação feita pela Editora Lombaerts & Cia., do Rio de Janeiro e designada Papeis Avulsos.

Obrigado querida Cathy por esta partilha de cultura em prol de um maior estreitamento entre os sentires do Brasil e de Portugal.

MC Melhores Contos, de Machado de Assis, selecção de Domício Proença Filho, 300 pgs
Editora: Global Editora e Distribuidora, São Paulo – SP, 15ª edição, 2004
CDD-869-9308, Colectâneas, Contos, Literatura Brasileira

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?