Partilhar
sábado, abril 09, 2005

os icons do convento dos capuchos

Dos jardins do Convento dos Capuchos a nossa vista deleita-se com o maravilhoso Atlântico de vastidão impressionante em todos os cambiantes do azul colorido. Do lado direito todo o romantismo da Serra de Sintra, onde se destingue com toda a nitidez o que já foi chamado “Palácio da Lua”. Do lado esquerdo, o atrevido promontório que culmina no farol do Cabo Espichel. Dentro dos jardins a imagem em relevo de Nossa Senhora da Boa Viagem.



O lago interior, espelho do azul celeste, abriga patos e gansos que com o seu grasnar animam aquele recanto do jardim. Um pórtico de azulejos tradicionais de azul cobalto representa uma outra imagem que encanta os visitantes. Uma frase lança o mistério mais condizente com este local de encantamento “Agora retiro de cuidados”. Dá vontade de por ali permanecer longos tempos.



A parte superior dos jardins é constituída por diversos espaços onde a arte de jardinagem desenhou belos canteiros que na Primavera se animam de formas e cores de belas flores. Por aqui e por ali, uma pequena estatueta, quiçá de um querubim, dá uma nota arquitectónica a este espaço de lazer que, dessa forma, se torna mais acolhedor.



Recentemente instalado, o Memorial a Pablo Neruda, poeta chileno da resistência, é já hoje um lugar de visita obrigatória por quem procura nos jardins do Convento dos Capuchos um espaço de cultura. Sobranceiro ao mar, esse mar que liga Almada a todo o Mundo, nos sentires e nos afectos, o Memorial é obra do escultor José Aurélio e expressa a forte ligação de Almada ao Chile da resistência.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?