Partilhar
sábado, abril 02, 2005

pelo caminho das figueiras até à praia

Agora que os dias se apresentam luminosos e que, após as chuvadas de Março, a flora responde ao apelo da Natureza em todo o seu esplendor, venham caminhar comigo pelo Acacial da Caparica. Hoje, escolhemos o Caminho das Figueiras. Seguimos pela Descida das Vacas, mas em lugar de directamente caminharmos na direcção do mar, vamos cortar por uma vereda que à esquerda segue paralela à orla marítima.



Surpreendam-se com a variedade das espécies arbóreas que coabitam neste espaço tão amplo que se situa entre a Arriba Fóssil e o bonito mar da Caparica. Pinheiros, bravos e mansos, oliveiras, acácias e figueiras. Estas últimas que dão o nome ao caminho que vai até à praia e por onde seguimos. O manto doirado do acacial, esse prolonga-se até à orla marítima como querendo mergulhar no azul do mar.



O acacial está agora a ficar completamente florido. As condições climatéricas, especialmente, o tempo seco e frio de Fevereiro levou a que a cobertura doirada só esteja a atingir a sua plenitude em finais de Março, princípio de Abril. A beleza das flores leva-nos a trazer à memória a lenda da Capa-Rica, em que uma velha andrajosa havia guardado em sua capa muitas moedas de oiro, ou flores das acácias?



O percurso que estamos a fazer convosco segue pelo chamado Caminho das Figueiras pois é uma vereda bordejada por muitas figueiras que na época da frutificação fazem as delícias dos caminhantes. Não se sabe bem a origem da existência de tantas figueiras embora estes terrenos, agora sob a custódia da entidade marítima, já tenham feito parte de quintas reais, como provam alguns marcos ainda existentes.



Este caminho é protegido a nascente pelas monumentais arribas fósseis, testemunho de caminhos que o mar tomou há muitos milhares de anos, em diversos tons de ocre que completam magnífica paisagem natural de grande encantamento. Por aqui nidificam os pombos das rochas e, muito em especial, os corvídeos do Pinhal do Rei. Cujos voos e guinchos cortam a profunda tranquilidade local.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?