Partilhar
domingo, abril 24, 2005

recordando

Como uma revista muda de nome ou a multa perdoada

Tínhamos nessa noite decidido ir ao teatro. A escolha recaiu na revista “Ver, ouvir e calar” em cena num dos teatros do Parque Mayer. Como habitualmente comprámos bilhetes para a segunda sessão que teria lugar lá pelas 23:30. Fomos jantar antes de nos dirigirmos para o teatro, mesmo assim, pouco passava das 22 horas quando chegámos às imediações do Parque Mayer.

Os lugares de estacionamento estavam completamente ocupados, pois as primeiras sessões dos teatros ainda não haviam terminado. Assim, decidimos parquear o carro em cima do passeio separador entre a faixa central e a lateral descendente da Avenida da Liberdade. Para “fazer horas” fomos caminhar Avenida abaixo, Avenida acima.

Nas semanas anteriores, muitos rumores circulavam em determinados meios acerca do facto de que algo se estaria a preparar em termos político/militar no sentido de se modificar algo na situação política vigente. Sempre que ao fim da tarde passava pela Livraria Opinião, para dois dedos de cavaqueira, esse tema era recorrente.

Nada fazia supor, contudo, que algo estivesse eminente. A noite mostrava-se calma, até em termos climatéricos, pelo que fomos tranquilamente assistir ao espectáculo que muito nos divertiu. O divertimento não foi o mesmo à saída, pois no vidro do carro encontrava-se um papelinho, multa por estacionamento proibido. Fora colocado já depois da meia-noite pelo que estava datado de 25 de Abril de 1974.

Depois da saída do teatro cerca das 2 horas da madrugada ainda fomos “beber um copo” ao Convés, hoje substituído por um restaurante brasileiro e onde após os espectáculos os artistas e alguns espectadores mais noctívagos conviviam um pouco. Depois, o regresso a “penates”.

No regresso, porque calhava em caminho, passámos à porta do antigo Rádio Clube Português.

Poucas horas depois sou despertado pelo tocar do telefone. Em marcha estava o que viria a ser o glorioso 25 de Abril. A revista que fôramos ver mudou de nome. Passou, a partir desse dia a chamar-se “Ver, ouvir e falar”. Da multa por estacionamento proibido não mais ouvi falar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?