Partilhar
terça-feira, abril 26, 2005

uma "kodak" muito especial

Em cima da minha mesa de trabalho tenho o “Magazine Bertrand, leitura para todos”, referente ao primeiro semestre do ano de 1930, uma “relíquia” encadernada que mão amiga me ofereceu, e que vou desfolhando com o prazer de rever a cultura de 75 anos atrás.

Na página 3 do exemplar de Junho de 1930 um anúncio publicitário chamou a minha atenção...

“Para vossa comodidade...
Para vossa comodidade, é fabricado o “Kodak” Vest Pocket, cuja popularidade abrange todo o mundo, preferido por aqueles que desejam um aparelho simples, leve sólido e de reduzidas dimensões, mas cujos resultados igualam os dos outros modelos de maior formato”

A “Kodak” tinha tamanha preponderância nesta época no mercado fotográfico que o próprio equipamento, a partir de certa altura, independentemente da marca, passou a ser designado por “kodak”. De substantivo próprio pela generalização e popularidade da utilização passou a substantivo comum.

O citado anúncio publicitário, com muito mais pormenores técnicos e de apelo à compra, como era apanágio nos anos 30 do século passado era também acompanhado por uma apelativa imagem.

Curiosamente no meu espólio de “velharias” encontra-se um desses aparelhos fotográficos. Aqui se publica a imagem que documenta esta curiosidade.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?