Partilhar
segunda-feira, maio 02, 2005

o associativismo está em crise?

Esta é uma questão recorrente que sempre se apresenta quando o objectivo de discussão ou de simples conversa é a necessidade que faz juntar os homens para a defesa ou para o desenvolvimento e dignificação de uma actividade comum que os une.

Podemos recuar nos tempos, aos tempos das mutualistas do século XIX, ou até a épocas mais remotas, há mesmo quem defenda à origem do ser humano, para encontrar a génese do associativismo. Sempre que o Homem sentiu que isolado não conseguiria resolver uma dificuldade, juntou-se a outros homens desejosos de resolverem problemas idênticos.

Mas... e a tão falada “crise do associativismo”? Há quem defenda que o associativismo atravessa ciclicamente épocas de dificuldades. Outros, que a crise não se situa no associativismo mas no dirigismo associativo nos termos em que hoje se apresenta. A maioria defende que o associativismo, propriamente dito, não está em crise.

É complexa, realmente, a situação. Não se deverá tomar uma posição de forma leviana sem pesar todos os condicionalismos e envolventes. Para isso, continuam a realizar-se amiúde debates e colóquios sobre o tema na procura de objectividade nas conclusões.

Uma das razões que historicamente levou o Homem a unir esforços, a congregar o seu saber e a sua acção à volta de objectivos comuns, foi o espírito de solidariedade. Donde, a questão para a qual urge encontrar uma resposta é: Hoje em dia, o Homem é um ser solidário ou um ser solitário?

Como uma letrinha apenas faz toda uma diferença...

Um punhado de homens de boa vontade, continuam uma luta sem quartel na defesa do associativismo esbarrando muitas vezes na falta de reconhecimento das entidades oficiais onde, cada vez mais, se conhece o preço de tudo e o valor de nada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?