Partilhar
domingo, maio 29, 2005

sentir o povo que vive

O Fotógrafo e a Escritora percorrem a calçada, vivem o Povo. Ele, escreve ideias e sentimentos com cada clique da sua máquina fotográfica. Ela, obtém as mais belas imagens com um simples pestanejar dos cílios e a leveza da pena na escrita


O Fotógrafo chegou a tempo

Virou a esquina daquela ruela que vinda dos lados do mar desemboca directamente na calçada que tantas vezes havia percorrido antes de se ter ausentado na procura do sonho que se encontra no enorme portão no final do arco-íris.

Alguns garotos que brincam na calçada, muitos deles recuperados para a cidadania e para a vida pelo projecto Artesanear, acenam à passagem daquele homem de cabelos brancos desgrenhados que fica surpreso por ainda ser reconhecido pela garotada.

Entrou no boteco da esquina, olhos brilhantes que num piscar cúmplice para o homem que atrás do balcão já ia servindo “loirinhas” bem geladas, deu o sinal de ao que vinha. O homem do boteco olhou o calendário pendurado na parede, sorrio e serviu-o sem hesitar.

O ancião regressou à calçada sentindo que havia chegado a tempo depois de longa jornada que o levara a terras do sem fim. Caminhou mais tranquilo mas muito atento, procurando vislumbrar na multidão que aquela hora já enchia a calçada o rosto amigo que desde há muito não iluminava seu olhar.

Mais além, aquela silhueta era inconfundível. Aproximou-se de mansinho, muito embora o seu coração batesse a um ritmo que se fazia sentir nas têmporas. Tocou-lhe ao de leve no ombro. Um abraço apertado selou aquele reencontro há muito adiado.

Como por magia, numa das mãos do ancião estava agora uma garrafa de espumante vinda da Bairrada e que há tempos ficara guardada no boteco, na outra dois copos, dois “flutes” dos autênticos que receberam o vinho borbulhante.

O povão parou surpreendido por aquele “quadro” digno de excelso pintor. O Fotógrafo e a Escritora tocaram seus copos trasbordantes de vinho espumante.

_Tchim! Tchim!
_Feliz Aniversário, minha querida Amiga, completou o fotógrafo.

(...) ao que ela olhou fundo em seus olhos e disse:
_Sabia que vinhas!

Ficaram abraçados por um longo e doce tempo. A saborear a data que se tornara ainda mais especial.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?