Partilhar
segunda-feira, junho 06, 2005

quadradinhos de estórias

Uma singela contribuição para um estudo profundo que na Universidade de São Paulo, no Brasil, a minha querida Amiga Cathy, do Bailar das Letras, está a realizar


Não queremos, aqui na Oficina, mondarmos em seara alheia, tanto mais que sobre o tema que vamos hoje escrever algo de muito bom existe na blogoesfera. A temática em causa vai ser as “histórias em quadradinhos”, ou como dizem os brasileiros “histórias em quadrinhos”, e sobre este assunto os interessados não devem perder uma ou mais incursões pelo blogue Mania do Quadradinhos.

Além dos pequenos livros de histórias em quadradinhos, a maioria dos que se vendiam em Portugal traziam a chancela da Editorial Abril, do Brasil, foram editadas em Portugal algumas revistas semanais que, número após número, davam espaço aos mais diversos heróis da nossa juventude.

Primeiro, desde o tempo em que tenho memória, a revista Mosquito com figurinhas monocromáticas em formato pouco maior que o A5, depois o Mundo de Aventura igualmente monocromático mas de formato maior e, mais tarde, o Cavaleiro Andante com a inovação de a capa e um caderno interior trazer os quadrinhos a cores.

Estas revistas tratavam a banda desenhada de aventuras como já faziam à época os jornais, isto é, qual folhetim radiofónico ou telenovela da modernidade, com o “...continua”. Era o desejo sempre adiado para o dia seguinte de conhecer a continuação. E com isso, vendiam, claro está.

Vou deixar-vos hoje com mais três tirinhas de aventureiros heróis...

Mónica, de Maurício de Sousa, N.º 8, Fevereiro de 1981, Editora Abril, SP Brasil


Satanésio, de Peratti, N.º 1, Junho de 1975, Editora Abril, SP Brasil


Pica Pau, de Walter Lantz, N.º 19, Junho de 1978, Editora Abril, SP Brasil

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?